Assistente de Gestão

Secretariado e Apoio à Gestão

Objectivos do Curso

Este curso visa preparar profissionais para as funções de Assistente de Gestão. A profissão de Assistente de Gestão, também chamada Assessoria de Gestão, é uma função de suporte aos órgãos diretivos ou de gestão de uma organização. Não tendo poder de decisão, o Assistente de Gestão deve, no entanto, proporcionar à sua direção ou administração toda a informação que esta necessite para o processo de tomada de decisão. Para tal, o Assistente de Gestão necessita de dominar algumas áreas básicas no âmbito da gestão, para que possa aconselhar as suas chefias sobre a informação mais pertinente para as decisões cruciais no dia a dia da organização. Também compete ao Assistente de Gestão preparar alguma da informação necessária à gestão da organização, estando atento às diversas variáveis que, numa organização, influenciam a tomada de decisões.
  • Curso: Assistente de Gestão
  • Área: Secretariado e Apoio à Gestão
  • Versão: V.4
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O curso destina-se essencialmente a quem exerça, ou pretenda exercer, funções como Assistente de Gestão, isto é, alguém que tem como responsabilidade dar apoio à direção ou administração de uma organização empresarial ou de outro tipo. Pode interessar a diretores de serviços, secretárias de direção, técnicos superiores, administrativos com funções de ligação à direção, gestores de pequenas e médias empresas, entre outros. No entanto, este curso pode também ser uma ferramenta importante para quem, nunca tendo tido formação de base em gestão, pretenda adquirir algumas competências básicas que lhe permitam iniciar-se no mundo da gestão.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais. O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base a frequência do ensino secundário.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

O curso tem uma estrutura modular, funcionando num sistema de módulos agrupados em 2 ciclos, com um total de 10 módulos.

 

A estrutura do curso é a seguinte:

 

 

Ciclo 1

 

 

Fundamentos de Organização e Gestão de Empresas……….…18 horas

Informação Contabilística e Financeira - noções fundamentais..16 horas

 

 

Ciclo 1

Cálculo Comercial e Financeiro ………………………………........12 horas

Introdução Prática à Estatística……………………………………..10 horas

Gestão de Projetos………………………………………….………...20 horas

Direito Comercial…………………………………………………….,,,8 horas

Responsabilidade Social e Jurídica da Empresa………………….6 horas

 

                Total.......................................................... 90 horas

 

 

 

 

Ciclo 2

Marketing Institucional………………….…………………………...22 horas

Comunicação Empresarial    ……………………………………….24 horas

Princípios de Gestão de Recursos Humanos …  ……………….16 horas

Liderança e Gestão de Equipas…………………………………  .16 horas

Direito do Trabalho e Legislação Laboral ………………………..12 horas

 
Total.............................................................. 90 horas
No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos que lhes permitirão desempenhar uma actividade profissional no âmbito da assessoria de gestão, nas valências mais relevantes e necessárias numa organização de tipo empresarial, nomeadamente nas áreas mais recorrentes na gestão diária. Esta curso desenvolve algumas das competências básicas e essenciais à profissão de assistente de Gestão, permitindo ao formando ficar a dominar alguns dos aspetos mais essenciais da gestão de uma empresa ou outro tipo de organização.
No final do curso, os formandos estarão aptos a desempenhar a função de Assistente de Gestão, ou Assessor de Gestão, qualquer empresa ou organização, independentemente da sua dimensão ou área de actividade. Não sendo uma formação exaustiva em gestão de empresas, esta formação permite, no entanto, dominar o essencial da informação necessária para dar apoio aos responsáveis pela gestão da organização.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor. O curso não confere grau académico.
O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a situações concretas e casos de estudo.
O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais ou outros meios adequados à formação. Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos. A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida. Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.
A avaliação deste curso é feita módulo a módulo. Para a conclusão do curso com aproveitamento, os formandos deverão obter classificação positiva em todos os módulos. A média final do curso é a média aritmética das classificações dos diversos módulos. O critério de avaliação nos módulos tem em conta a avaliação contínua, bem como as notas de trabalhos finais (exames) ou outros que sejam efectuados durante o módulo. São também valorizados factores como a assiduidade, participação nas aulas, execução de trabalhos de rotina, etc. A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 180 horas. As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria. As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

Informação Contabilística e Financeira - noções fundamentais..16 horas

 

 

Ciclo 1

Cálculo Comercial e Financeiro ………………………………....,…12 horas

Introdução Prática à Estatística……………………………………..10 horas

Gestão de Projetos………………………………………….………..20 horas

Direito Comercial……………………………………………….………8 horas

Responsabilidade Social e Jurídica da Empresa……………….... 6 horas

 

                Total.......................................................... 90 horas

 

 

 

 

Ciclo 2

Marketing Institucional………………….…………………………...22 horas

Comunicação Empresarial    ……………………………………….24 horas

Princípios de Gestão de Recursos Humanos …  ……………….16 horas

Liderança e Gestão de Equipas…………………………………  .16 horas

Direito do Trabalho e Legislação Laboral ………………………..12 horas

 
Total.............................................................. 90 horas

 

 

FUNDAMENTOS DE ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DE EMPRESAS

 

  1. As Organizações

1.1  Conceito e Tipologias de organização

1.2  A Envolvente das Organizações

1.3  A macroestrutura das Organizações

1.4  A Empresa – um caso particular de organização

 

  1. A Empresa

2.1  Conceito de Empresa

2.2  Classificação Jurídica e Económica

2.3  Implicações legais e formais derivadas da sua tipologia

 

  1. A empresa e a sua organização

1.1.  Tipologias organizativas

1.2.Ligações hierárquicas e funcionais

1.3.Interligações funcionais

1.3.1.              Organização e métodos

1.3.2.     Planeamento e controlo

1.3.3.     Aprovisionamento, produção e gestão de stocks

1.3.4.     Financeira

1.3.5.     Marketing

1.3.6.     Comercial

1.3.7.     Recursos Humanos

 

 

INFORMAÇÃO CONTABILÍSTICA E FINANCEIRA – NOÇÕES FUNDAMENTAIS

 

1.1.  Noções de informação contabilística e financeira

1.2.  Custos fixos e variáveis

1.3.  Ativos corpóreos e incorpóreos

1.4.  Receitas e despesas de exploração

1.5.  Gestão financeira

1.6.  Gestão de tesouraria

1.7.  Mapas contabilísticos e de gestão

1.8.  Rácios e indicadores de gestão

1.9.  Determinação do break even point

 

 

Cálculo Comercial e Financeiro

1. Cálculo Comercial – Noção e âmbito de aplicação

1.1. Operações de Cálculo Comercial

1.1.1. Percentagens

1.1.2. Operações cambiais

1.1.3. Capitalização em regime de juro simples e juro composto

1.1.4. Operações financeiras com títulos de crédito

1.1.4.1. Taxas

1.1.4.2. Descontos

2. Cálculo financeiro – noções e âmbito de aplicação

2.1. Tabelas financeiras

2.2. Noções de valor actual e acumulado e de renda (fórmulas)

2.3. Financiamentos a médio e longo prazo

MÓDULO: Introdução PRÁTICA À Estatística

  1. Conceitos gerais de estatística
  2. Noção de extração aleatória
  3. Noção de probabilidade
  4. Medidas de tendência central
  5. Análises comparativas – noções gerais
  6. Interpretação de resultados e exercícios práticos
  7. Apresentação gráfica de resultados

 

MÓDULO: GESTÃO DE PROJETOS

1.1.  A oportunidade do projeto

1.2.  Delineação do projeto

1.3.  O know how do promotor sobre a área de negócio escolhida

1.4.  Estratégia empresarial

1.5.  Variáveis estratégicas

1.6.  Análise SWOT

1.7.  Análise do mercado

 

DIREITO COMERCIAL

 

 

  1.  O Direito Comercial – a sua formação e utilidade

 

  1.  Actos de comércio

2.1.  Noções e classificação dos actos jurídicos

2.2.  Actos civis e comerciais

2.3.  Conceito legal de actos de comércio.

 

  1.   Estudos de empresa

3.1.  Formas jurídicas da Empresa

 

  1. Capacidade civil e comercial

4.1.  Noções da capacidade

4.2.  Noções da capacidade dos indivíduos

 

  1. Obrigações especiais dos comerciantes

5.1.  A Firma

5.2.  Definição e justificação da firma

5.3.  Caracteres da firma e vantagens do seu registo

5.4.  Constituição da firma

5.5.  Transmissão de firma

5.6.  Nomes de estabelecimento e insígnia

5.7.  Marcas industriais e comerciais

5.8.  O Registo Comercial

5.9.  A importância de registo

5.10.               Organização e âmbito do registo comercial

5.11.               Matrícula dos comerciantes em nome individual e das sociedades comerciais

5.12.               Principais actos sujeitos a registo

 

 

MÓDULO: RESPONSABILIDADE SOCIAL E JURÍDICA DA EMPRESA

 

  1. A responsabilidade social
  2. As responsabilidades jurídicas
  3. A responsabilidade subsidiária de gerentes e administradores

 

 

MÓDULO: MARKETING INSTITUCIONAL

 

  1. Qualidade e cultura organizacional
  2. Marketing relacional e marketing estratégico
  3. Marketing institucional
  4. Imagem da empresa
  5. Porque trabalhar a imagem?
  6. O que é a identidade corporativa?

6.1.  Elementos

6.2.  Regras para a criação

  1. Imagem de empresa e imagem de produto

 

 

MÓDULO: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

 

  1. Comunicação institucional
    1. Comunicação externa e interna
    2. Clientes
    3. Fornecedores
    4. Colaboradores
    5. Stakeholders
    6. Comunicação para os media
    7. O papel da comunicação e do Marketing na formação da imagem
    8. Gestão da comunicação nas organizações
    9. A estratégia de comunicação ao serviço da empresa
    10. Áreas de Intervenção: Comunicação Institucional vs. Comunicação Marketing
    11. A Interligação da Comunicação com outras funções da empresa
    12. A Comunicação nas Empresas
      1. Sistemas de Informação
      2. Detecção de Necessidades
      3. Investigação de Base
      4. Detecção de Problemas
      5. Planeamento Geral
      6. Planeamento de Campanhas
      7. Gestão de Campanhas e de Projetos de Comunicação
      8. Avaliação dos sistemas de comunicação institucional
      9. Processos da Gestão da Comunicação (Reporting, Monitoring e Controlling)
      10. As redes sociais

 

MÓDULO: PRINCÍPIOS DA GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

 

  1. O fator recursos humanos na empresa

1.1.  Elementos chave: comunicação, liderança, motivação, gestão de equipas

  1. Recursos humanos

2.1.  Definição de funções

2.2.  Organigrama

2.3.  Recrutamento e seleção

2.4.  Política remuneratória

2.5.  Outros custos com pessoal

  1. Obrigações legais

3.1.  Seguros de trabalho

3.2.  Higiene e segurança no trabalho

3.3.  Medicina do trabalho

3.4.  Formação profissional

 

 

MÓDULO: LIDERANÇA E TRABALHO EM EQUIPA

 

  1. A importância do papel da liderança nas organizações
  2. Estilos de liderança
  3. Adoptar estilos de liderança adequados tendo em conta os critérios de eficácia individual e grupal
  4. Liderar pelo exemplo
  5. A importância de saber delegar
  6. Reconhecer a importância do trabalho em equipa para o indivíduo e para a organização
  7. Identificar as características das equipas
  8. Utilizar as principais técnicas de motivação dos elementos de uma equipa
  9. Definir e alcançar os objectivos para a equipa
  10. Criar mecanismos de comunicação eficazes para o desenvolvimento da equipa
  11. Reconhecer e valorizar as capacidades dos colaboradores

 

 

MÓDULO: Direito do Trabalho E LEGISLAÇÃO LABORAL

1. Introdução ao Direito de Trabalho
2. O Contrato de Trabalho e os Contratos Afins
3. Direitos e Deveres do Empregador e do Trabalhador
4. O Poder Disciplinar
4.1. O procedimento disciplinar
5. Férias, Feriados e Faltas
6. Duração do Trabalho
7. Trabalho Suplementar
8. O Contrato a Termo
9. A Cessação do Contrato de Trabalho
10. A Greve

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