Visual Merchandising

Marketing, Comunicação e Comercial

Objectivos do Curso

As técnicas de Visual Merchandising aplicadas ao espaço comercial permitem melhores resultados de venda, aumentar a satisfação do cliente e proporcionar-lhe uma experiência única de compra. 

O Visual Merchandising vai muito além do simples Vitrinismo, pois inclui toda a concepção do espaço comercial, aplicando técnicas de psicologia, comunicação, design, decoração, por forma a proporcionar ao cliente um ambiente onde este se sinta confortável e que convide à fruição do espaço, à absorção do conceito dos produtos comercializados, não apenas pelo seu impacto visual, mas por toda a envolvência proporcionada, criando espaços com personalidade própria.

O Visual Merchandising é ainda uma ferramenta facilitadora da exposição do produto e uma importante ferramenta de vendas, pois usa das diversas técnicas que podem induzir o cliente ao acto da compra.

As técnicas de Visual Merchandising permitem também a criação de uma identidade comercial própria e única, potenciando o impacto da imagem da marca sobre o cliente.

  • Curso: Visual Merchandising
  • Área: Marketing, Comunicação e Comercial
  • Versão: V.2
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Este curso destina-se primeiramente a todos os que tenham ligação ao comércio, nomeadamente com responsabilidade na organização de espaços comerciais. Gerentes de loja, proprietários, comerciais, pessoal de atendimento, todos os que estejam ligados ao comércio podem aproveitar desta formação para melhorar a atractividade dos seus espaços. Mas os objectivos desta formação não se limitam ao conceito da loja ou espaços comerciais. Qualquer espaço público pode utilizar as técnicas de Visual Merchandising para melhorar a imagem junto ao cliente: restaurantes, cafés, clínicas, empresas, entre outros, podem melhorar, de uma forma subliminar, a percepção que o cliente tem da empresa.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

No final do curso os formandos terão adquirido conhecimentos ao nível de: • Identificar os diversos planos de Visual Merchandising. • Produzir layouts a aplicar no contexto do espaço comercial. • Definir zonas de venda no espaço comercial • Criar e definir regras de exposição que permitam a criação de uma imagem comercial única • Criar uma identidade visual/comercial
Esta formação permite desenvolver funções para lojas, espaços comerciais, criação de espaços públicos, eventos, etc.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos do Decreto Regulamentar nº 35/2002, de 23 de Abril (certificado de formação, caso tenha aproveitamento positivo, ou certificado de frequência, em caso de reprovação). O curso não confere grau académico.
O curso adopta, na sua parte teórica, uma metodologia expositiva. No entanto, privilegia-se fundamentalmente a perspectiva prática, com o recurso a trabalhos práticos e casos de estudo.
O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais. Outros materiais consumíveis poderão ser necessários, para a realização de trabalhos práticos (maquetas, projectos, ou outros). Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos. A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida. Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.
A avaliação neste curso resulta, basicamente, da “avaliação contínua”, pondo em equação factores como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério. A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 16 horas. As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria. As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

- Relação do consumidor com o espaço comercial

-“ShoppingExperience”

- Elementos que fazem a diferença na montra

- A função de Visual Merchandising

 

- Diferentes tipologias de pontos de venda

- Comunicar a identidade da marca através da montra

- Lançamento briefing do exercício 1

- Início do exercício 1

- Materiais e formas de expor o produto

 

- Entrega e apresentação do exercício 1

- Layout comercial, identificação de zonas no espaço comercial
- Materiais

- Iluminação

- Formas de comunicar a identidade da marca
- Conceitos, materiais e técnicas para projectar a montra

- Formas de comunicar o projecto ao cliente
- Lançamento briefing do exercício 2

 

- Entrega e apresentação do exercício 2
- Sintetização dos conceitos leccionados
- Acompanhamento de uma caso real Interior de loja + vitrina (passo a passo)
- Esclarecimento de dúvidas
- Bibliografia

Porquê estudar no INEPI

Abrangendo diversas áreas de formação, o INEPI tem das ofertas mais alargadas do mercado, dando especial ênfase às áreas técnicas, sendo esta uma das suas características mais inovadores enquanto entidade formadora.

Trabalhando tanto na vertente de formação de catálogo (também chamada inter-empresas), como na formação por encomenda (intra-empresas), com acções de curta, média e longa duração, o INEPI dispõe de uma estrutura técnica, pedagógica e administrativa que lhe permite dar resposta a todo o tipo de solicitações no âmbito da formação profissional.