Gestão Hoteleira

Hotelaria e Turismo

Objectivos do Curso

A importância fundamental do setor da hotelaria e turismo em Portugal exige um elevado número de profissionais no ramo da gestão hoteleira. O turismo é um setor em expansão em Portugal, não só nos destinos mais tradicionais (como o Algarve, Lisboa e Madeira), mas também, e com um rápido crescimento, nas regiões do Douro, Alentejo, Porto e Açores. Mas mesmo fora de Portugal, a nossa vocação turística, aliada ao estilo multicultural dos portugueses, e à facilidade de integração em outras culturas, permite que muitos profissionais formados em Portugal encontrem com facilidade colocação em outros destinos turísticos a nível mundial, mas naturalmente com particular incidência nos países europeus e nos países de língua portuguesa. Estes últimos, quase todos com enorme vocação turística – como o Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique, e mais recentemente também Angola – oferecem aos profissionais portugueses uma enorme vantagem sobre outras nacionalidades: o facto de falarem português, uma língua pouco acessível para estrangeiros. E também será de não esquecer que o país vizinho de Portugal, a Espanha, é uma das maiores potências turísticas a nível mundial. O objetivo deste curso é pois formar quadros no âmbito da gestão hoteleira, numa ótica essencialmente direcionada à prática, dotando-os dos conhecimentos necessários para exercerem a sua profissão numa unidade hoteleira.
  • Curso: Gestão Hoteleira
  • Área: Hotelaria e Turismo
  • Versão: V.1
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Este curso destina-se a todos os que pretendem obter conhecimentos aprofundados no âmbito da gestão hoteleira. Para além de interessar, obviamente, a quem pretende exercer uma profissão no ramo da gestão de unidades de hotelaria e turismo, este curso pode ser uma importante ferramenta para qualquer empresário que pense investir neste setor, ainda que não preveja exercer diretamente a gestão de uma unidade.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais. O curso é acessível a qualquer pessoa que tenha a formação escolar obrigatória.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais deste sector de actividade, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades efectivas com que os formandos se confrontarão num contexto real de trabalho.

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

No final da formação os formandos deverão estar aptos a: • Entender como funciona o setor da hotelaria e turismo • Estruturar e organizar uma unidade hoteleira • Conhecer a orgânica e a dinâmica funcional de uma unidade hoteleira • Conhecer os procedimentos habituais na gestão diária de uma unidade hoteleira • Gerir uma unidade hoteleira • Implementar a dinâmica comercial de uma unidade hoteleira, na captação de clientes e na sua divulgação nos diversos mercados
O curso de Gestão Hoteleira é, em termos de futuro, um curso com sólidas perspetivas de empregabilidade. O forte crescimento do turismo em Portugal (quer continental, quer nos Açores e Madeira) implica uma enorme necessidade de profissionais qualificados nesta área. Mesmo em termos mundiais, o turismo é provavelmente a atividade económica com maiores taxas de crescimento. Nas suas várias vertentes – turismo recreativo, turismo de negócios, turismo religioso, turismo estudantil, turismo de praia, de montanha, de desporto, turismo cultural, etc. – o turismo conta com uma diversidade de atividades que promovem o crescimento económico. A hotelaria é, no entanto, a base desta atividade, pois qualquer que seja o ramo do turismo que estejamos a falar, a base fundamental é a necessidade de proporcionar alojamento e alimentação aos turistas.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor. O curso não confere grau académico.
O curso adopta uma metodologia que se pretende essencialmente direcionada à prática. O curso está organizado num modelo de b-learning, com uma componente principal de aulas presencias, e uma componente complementar de formação à distância. Com este modelo pretende-se flexibilizar a frequência do curso aos formandos, permitindo uma gestão do tempo e dos horários mais adequados às suas disponibilidades. A realização de visitas de trabalho a hotéis permite aos formandos terem uma perceção muito prática e real da gestão do dia-a-dia de uma unidade hoteleira.
Os principais meios didácticos a utilizar na componente de formação presencial serão os meios audiovisuais, informáticos e documentação de apoio ao curso. Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos. A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida. Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital.
A avaliação tem por base por base seis vectores referenciais que são: • Assiduidade • Participação • Exercícios realizados • Testes A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 150 horas, divididas em 100 horas de formação presencial e 50 horas de formação à distância com suporte do formador (e-learning). As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria. As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

MÓDULO  - 1 - Enquadramento do que é uma unidade hoteleira e dos diversos departamentos que a compõem

  • Definição do que é uma unidade hoteleira
  • Descrição dos vários intervenientes que se relacionam com o hotel e seu negócio
  • Identificação dos departamentos que compõem um hotel
  • Explicação geral da função de cada departamento

MÓDULO  - 2 – Recepção

  • Organograma do departamento
  • Identificação das secções que compõem o departamento
  • Principais funções: Chefe de Recepção, Chefe de turno, Recepcionista, Concierge, Night Auditor, Telefonista, Guest Relations, Mordomo, Trintanário e Bagageiro
  • Check lists de procedimentos
  • Documentação da secção
  • Estruturação de horários de acordo com a ocupação prevista
  • Lidar com reclamações de Clientes
  • Atendimento telefónico e gestão de reservas

MÓDULO  - 3 – Andares

  • Organograma do departamento
  • Identificação das secções que compõem o departamento
  • Principais funções: Governanta Executiva, Governanta de Andares, Empregada de andares, Empregada de Áreas, Lavandaria e Rouparia
  • Planeamento e distribuição do serviço diário
  • Check list de inspecção de quartos
  • Outsourcing
  • Lavandaria de Clientes
  • Gestão e entrega de fardamentos

MÓDULO  - 4 - Alimentação e Bebidas (F & B)

  • Organograma do departamento
  • Identificação das secções que compõem o departamento
  • Descrição da operação da Cozinha
  • Descrição da operação da Copa
  • Descrição da operação do Restaurante
  • Descrição da operação de Banquetes
  • Descrição da operação de Bar

MÓDULO  - 5 – Compras e Aprovisionamento

  • Organograma do departamento
  • Identificação das diversas categorias de produtos
  • Organização dos produtos em armazém segundo as suas categorias
  • Controlo de Stocks
  • Processamento de requisições
  • Processamento de encomendas
  • Recepção de mercadoria
  • Norma de qualidade no manuseamento e armazenamento de produtos perecíveis

 

MÓDULO  - 6 – Criação de Equipas

  • Levantamento de necessidades da operação hoteleira
  • Políticas de apresentação pessoal/profissional
  • Fomentar o espirito de equipa dentro e fora do Hotel
  • Importância da partilha de informação entre todos
  • A formação dos colaboradores com vista á sua evolução pessoal e profissional

MÓDULO  - 7 – Liderança

  • Diferentes tipos de Liderança
  • A diferença entre chefiar e liderar
  • A arte de saber motivar
  • Incentivos e prémios (up-selling/ Balanced Score Card)
  • Avaliação de desempenho

MÓDULO  - 8 – Manutenção Hoteleira

  • Organograma do departamento
  • Descrição das funções do departamento
  • Identificação e explicação dos diversos tipos de manutenção
  • Articulação com restantes departamentos do hotel
  • Vantagens e desvantagens do outsourcing na manutenção

MÓDULO  - 9 – Departamento Comercial

  • Organograma do departamento
  • Definição das politicas de preço
  • Segmentação de mercados
  • Análise SWOP
  • Elaboração de um “business Plan”
  • Elaboração do orçamento de vendas
  • Formas de promoção do hotel

MÓDULO  - 10 – Departamento Administrativo e Financeiro

  • Organograma do departamento
  • Descrição das funções administrativas
  • Concepção e análise de um “daily report”
  • Descrição do trabalho de “income auditor”
  • Atribuição de crédito e controlo de saldos de clientes
  • Descrição das funções de recursos humanos

MÓDULO  - 11 – Análise Financeira I

  • Explicação do “uniform System of Accounts” (contabilidade hoteleira)

MÓDULO  - 12 – Análise Financeira II

  • Elaboração de um orçamento de exploração
  • Análise e controlo de resultados

MÓDULO  - 13 – Visita de trabalho a um Hotel

Porquê estudar no INEPI

Abrangendo diversas áreas de formação, o INEPI tem das ofertas mais alargadas do mercado, dando especial ênfase às áreas técnicas, sendo esta uma das suas características mais inovadores enquanto entidade formadora.

Trabalhando tanto na vertente de formação de catálogo (também chamada inter-empresas), como na formação por encomenda (intra-empresas), com acções de curta, média e longa duração, o INEPI dispõe de uma estrutura técnica, pedagógica e administrativa que lhe permite dar resposta a todo o tipo de solicitações no âmbito da formação profissional.