Leitura de Projectos

Construção Civil

Objectivos do Curso

Este curso visa dotar os participantes de capacidade de leitura e interpretação de peças desenhadas, especificamente de projectos de construção civil – arquitectura e engenharia – nas diferentes especialidades que integram uma obra, qualquer que seja o seu tipo.

No final os formandos ficarão aptos a interpretar as peças desenhadas, transpondo-as para execução.

  • Curso: Leitura de Projectos
  • Área: Construção Civil
  • Versão: V.1
Descarregar PDF do curso
Destina-se preferencialmente a Encarregados, Arvorados e Chefes de Equipa de todas as especialidades. No entanto, qualquer outro profissional do ramo da construção civil e obras públicas poderá frequentar este curso.
Para a frequência desta formação não são exigidos pré-requisitos especiais. O curso é aberto a qualquer participante, sendo todavia recomendável ter como base mínima o 9º ano.
Como é norma nos cursos do INEPI, os formadores conjugam uma relevante formação académica com uma experiência profissional prática e efectiva, sendo profissionais da área, com um conhecimento muito directo e prático das necessidades profissionais com que os formandos se confrontarão no mercado de trabalho.

O curso tem uma estrutura linear, sendo ministrado de forma contínua e sequencial.

No final deste curso, os formandos estarão aptos a ler e interpretar um projecto, e a transpô-lo para a prática.
Este curso permite a quem trabalhe no ramo da Construção Civil e Obras Públicas um aperfeiçoamento e uma evolução na sua carreira, dado que permite uma maior autonomia na preparação dos trabalhos a executar em obra, em função da leitura e interpretação do projecto.
No final do curso o formando terá direito a um certificado de formação profissional, nos termos da legislação em vigor. O curso não confere grau académico.
É privilegiada uma formação essencialmente prática, acompanhada e sustentada por bases teóricas, com análise de casos práticos e concretos.
O curso decorrerá em sala, com recurso a suportes audiovisuais. Os materiais consumíveis são, em qualquer curso, da responsabilidade dos formandos. No entanto, ao nível de consumíveis, este curso não exigirá o dispêndio de montantes significativos. A bibliografia eventualmente recomendada, ou meios técnicos que o formando possa utilizar na sua vida profissional pós-curso, não são considerados como consumíveis, pelo que o seu custo não é considerado para a estimativa acima referida. Por norma, qualquer documentação fornecida pelo INEPI, para apoio à formação, é disponibilizada em formato digital. Se o formando a pretender na forma impressa (em papel), o custo desse serviço ser-lhe-á debitado.
A avaliação resulta, basicamente, de 2 vertentes: uma, a “avaliação contínua”, põe em equação factos como a assiduidade, pontualidade, participação activa nas aulas, e execução de trabalhos determinados pelos formadores, em aula ou em casa, individuais ou de grupo, consoante o seu próprio critério. Por outro lado, é realizado um teste final escrito que, em conjunto com a avaliação contínua, dará a medida da qualificação atribuída ao aluno no final do curso. A escala de avaliação utilizada é de 0 a 20.
A duração do curso é de 24 horas. As condições quanto a horários disponíveis, preços e condições de pagamento são as que, à data, constarem da tabela de condições dos cursos, do INEPI. Esta informação é fornecida directamente pela Secretaria. As condições contratuais são as constantes no Regulamento Interno do INEPI (disponível na Secretaria do INEPI e no site www.inepi.pt).

MODULO 1 – Noções gerais de Desenho Técnico

 

1.1 - Peças escritas e desenhadas (leitura e interpretação)

1.2 – Escalas

1.3 – Regras e modos de cotagem

1.4 – Simbologias e sinais convencionais

 

MODULO 2 – Apresentação de projecto / Da fase de estudo à execução

 

2.1– Tipo de obra / Tipo de projecto (Construção Civil, Obras de Arte, Urbanização, Rodovias,

Saneamento)

2.2 - Fases do Projecto / Características

2.3 - Coordenação de Projectos

2.4 - Caracterização de opções construtivas

2.5 – Definição final das opções.

Porquê estudar no INEPI

Abrangendo diversas áreas de formação, o INEPI tem das ofertas mais alargadas do mercado, dando especial ênfase às áreas técnicas, sendo esta uma das suas características mais inovadores enquanto entidade formadora.

Trabalhando tanto na vertente de formação de catálogo (também chamada inter-empresas), como na formação por encomenda (intra-empresas), com acções de curta, média e longa duração, o INEPI dispõe de uma estrutura técnica, pedagógica e administrativa que lhe permite dar resposta a todo o tipo de solicitações no âmbito da formação profissional.